Filmes

Review #10 – A Grande Muralha (The Great Wall)

Pois é pessoal, depois de algum tempo eu retornei para escrever aqui porque eu preciso expressar minha indignação diante de certas coisas.

Eu to vendo um monte de especialistas em cinema aí criticando muita coisa sobre esse filme. Obviamente tá chovendo injustiça até o talo! E eu já me irritei com isso logo de cara! Sempre desconfio quando tem muito entendido de filme falando muito mal ou muito bem de alguma coisa.

Mas primeiro vamos falar do que interessa mesmo. Depois eu expresso a minha indignação. O filme é bom? Entrega o que promete? É chato? É clichê? É fraco?

Sendo direto nas respostas: sim, sim, NÃO MESMO, marromeno, não.

Aqui a história se propõe a contar a “verdadeiro” motivo (uma lenda né) da construção da grande muralha da China. Então o que devemos esperar de um filme como esse? Uma história viajada, lutas fodas, cenários fodas, imagens lindas, trilha sonora emocionante, uns bicho bizarro e muitas coisas FANTÁSTICAS! E é exatamente isso que A Grande Muralha faz!

Primeiro ele te ganha no visual.

Essa idéia de um exército com grupamentos destacados pela cor e por um animal respectivamente foi sensacional!
Essa ideia de um exército com grupamentos destacados pela cor da armadura e por um símbolo animal, respectivamente, foi sensacional!
Olha isso que doideira.
Olha isso que doideira.

Parabéns ao diretor Zhang Yimou, que junto com a direção de arte e fotografia fizeram um trabalho não menos que deslumbrante. O tempo todo somos presenteados com cenas belíssimas e muito bem filmadas. “Ah Rodrigo, mas filme não é só visual, que não pode se sustentar só nisso que num sei o que…”. Ah não? Quer dizer que vc tá assistindo um VÍDEO e não quer que o ponto forte da parada seja o visual? Quer história foda sem visual? Pega pra ler a colação do Senhor dos Anéis.

O figurino está simplesmente foda. 10/10. O cenário, igualmente foda, acompanha a vibe dos momentos e dos personagens direitinho. Tudo é muito bem ambientado. E o CG usado em tudo é de qualidade.

E teve gente dizendo que o CG era porco.
E teve gente dizendo que o CG era porco.

Mas a coisa que me chamou mais a atenção foi o exército chinês. Um show de disciplina, organização e preparo que ficou foda! O visual deles é de encher os olhos, porque realmente é uma parada exótica, diferente. Eu não consegui encontrar boas imagens de todos os grupamentos militares pra mostrar bem as armaduras deles e os estandartes. Mas não será preciso vocês vão ver.

Pra mim, o grupamento da garça é o mais foda de todos! Formado apenas por mulheres, elas usam lanças e saltam de bungee jump da beira da muralha pra matar os bichos lá embaixo.

Namoral. ISSO É FODA AO EXTREMO!!
Namoral. ISSO É FODA AO EXTREMO!!

Não tem como não ficar de queixo caído com isso! Eu achei do caralho!

A trilha sonora é empolgante! Toca umas músicas bem temáticas que trazem a emoção que o momento pede. E casa certinho com o que está acontecendo na cena.

Como eu disse, o enredo não é top de linha. Mas tá LONGE de ser o lixo que estão falando por aí. Ele conta a história de um grupo de viajantes europeus que vão para o oriente em busca de uma arma que eles chamam de “pó negro”. Que segundo eles seria capaz de transformar o ar em fogo. Mas aí acontece umas merda lá e sobra só 2 candango desse grupo que seguem fugindo de algumas tribos locais e com isso eles acabam se deparando com a muralha. Primeiro eles ficam abismados com tal grandiosidade e logo em seguida descobrem o motivo da construção da pior maneira possível.

Não é nada “oh”, nada super mega criativo e fantárdigo, mas é um bom jeito de começar a contar o que está acontecendo. Bem simples e direto. Sinceramente não me incomodou e eu nem achei fraco.

Daqui em diante qualquer coisa que eu disser vai ser spoiler, então não vou falar mais nada. Vejam o filme! Ignorem essa crítica escrota e deem uma chance. Vocês não vão se arrepender.

Agora que eu já fiz a análise e falei sobre as coisas que mais me chamaram a atenção, quero deixar bem claro duas coisinhas: primeira, pra mim esse filme é 8,5/10, sem dúvida; segunda, deem uma olhadinha nas tags do post aqui e constatem que…

TRATA-SE DE UMA PORRA DE UM FILME DEQuem lembra do programa Fantasia que passava no SBT?ENTENDERAM SEUS BANDO DE ARROMBADOS DO CARALHO?!

Pronto. Certas pessoas precisam compreender que para analisar um filme primeiro é necessário ter noção do que ele é e (baseado nisso) quais são suas possíveis limitações. Se vocês vão até o cinema assistir um filme de Yu-Gi-Oh é de se esperar que apareçam atores em live action tipo Space Jam? E que eles falem sobre qualquer merda que não seja o maldito jogo de cartas? Claro que não! Então qual é o sentido de exigir REALISMO e coerência histórica (sério, teve gente que fez isso) num filme que mostra uma horda de monstros SATÂNICOS?!

A primeira coisa que eu ouvi reclamarem foi que o enredo é fraco e que os personagens são rasos. Como eu disse, de fato o enredo não é top de linha e alguns personagens são “esquecíveis”. Mas dizer que o enredo é medíocre, que é um lixo, que os personagens não transmitem emoção, que a trama é genérica. PERA LÁ MEU AMIGO! TU TÁ EXAGERANDO PRA KRL!!

Me diz aqui, hoje em dia tem como alguma coisa não ser clichê (pelo menos em algum momento)? Então qual é o porém de usar essa justificativa TOSCA DO CARALHO pra dar notas ridículas pro filme?

Outra coisa bizarra que disseram foi (a mesma ladainha de sempre) que Matt Damon é um ator de segunda categoria, que os personagens que ele faz não tem carisma, não tem essência, que parece que num sei o que, VÃO TUDO TOMAR NO CU!! Falem o que quiser do cara, enquanto vocês choram ele faz um filme atrás do outro. Se o cara não tem talento, por que ele tá cheio de trabalho então?

Mas isso não foi o que me deixou mais puto. Isso na verdade eu já esperava. Recentemente, meus caros amigos, eu vi MUITOS brasileiros bostejando a maior merda de todas. A PORRA DO POLITICAMENTE CORRETO. Prestem atenção, bastante atenção nisso aqui. Por que quando os caras não conseguem encontrar falhas graves num filme, eles levam a coisa pro lado da justiça social e caçam as explicações mais mirabolantes do mundo pra desmerecer a obra.

Tem uma cambada de gente no Brasil, acusando o filme de whitewashing. WHITEWASHING MANO?! SÉRIO MESMO?! Um filme produzido com uma parceria entre produtoras estadunidenses e chinesas, que conta a história de um grupo de mercenários (mas na real mesmo só sobram dois) que cruzam o mundo procurando por uma arma lendária (pólvora), constitui whitewashing? Se o filme é sobre isso o que que tem de errado? “Ah mas é um protagonista, herói, europeu, numa terra oriental”. Vai dar meia hora de cu com o relógio parado vai.

Sério? O que vocês têm na cabeça?! Teve gente dizendo que o filme é PROPAGANDA PRA AGRADAR CHINÊS, parte de um esquema político pros EUA fazerem uma média com o povo chinês. NÃO TO ZUANDO! Isso foi dito e pela boca de um brasileiro (teve gringo falando isso também, mas ouvir isso de um brasileiro soa 400x mais bizarro). Os caras aqui desdenham desse longa como se o Brasil fosse um mega produtor de blockbusters. Engraçado que até onde eu me lembro o cinema nacional nunca filmou nada que não fosse comédia barata e tsunami de palavrão.

Não vou nem entrar no mérito de debater esse ABSURDO DO CARALHO, porque né. Nem vale a pena. E nem é por isso que eu escrevi isso daqui e nem é por isso também que vocês estão lendo.

Mas eu só quero deixar bem claro aqui que vocês NUNCA DEVEM DAR OUVIDOS PARA ESSES CRÍTICOS DE MERDA. Principalmente se o motivo da boa ou má classificação tiver alguma coisa a haver com justiça social. Vão lá e ASSISTAM a parada. Tirem suas próprias conclusões, deem nota vocês mesmos no que estão vendo. Porque certas pessoas não sabem avaliar se o filme é bem filmado ou não, se as músicas são legais, se o visual é foda, se a história é maneira, se dá emoção, etc. O IMPORTANTE É AGRADAR A GALERA DO LACRE E FODA-SE O RESTO!

Aqui eu me despeço de vocês com mais uma análise concluída. Talvez não tenha sido a minha melhor análise. Mas se eu tiver conseguido passar a mensagem correta pra vocês, eu já fico satisfeito. Lembrando que, eu sempre conto com o feedback de vocês para melhorar no futuro. Então me digam o que acharam. Blz?

Em breve quero trazer mais análises de filmes e séries.

Se cuidem meus amigos.

Titio ama vocês.

;*

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s