Filmes

Review #7 – Kubo e as Cordas Mágicas (Kubo and the Two Strings)

Meus caros amigos, estamos diante de um 8,9/10 aqui. Esta animação me impressionou bastante, me cativou, me encantou na mesma medida que me decepcionou. Esse é o motivo pelo qual eu dei uma nota 8,9/10. Querem entender melhor? Vem comigo no review.

Antes de mais nada, saibam que este filme é da produtora Laika, a mesma que fez filmes SENSACIONAIS como A Noiva Cadáver (Corpse Bride), Coraline e ParaNorman. E eu estava com uma certa expectativa sobre este filme por causa das ótimas experiências anteriores.

Sendo reto e direto vou explicar o motivo pelo qual eu me decepcionei um pouco com Kubo. O roteiro é o motivo. Mas não ele todo; veja bem, os personagens são fodas, o conceito do cenário é foda, a maneira como a história é contada é foda. As lutas são bem feitas, as coisas se desenrolam num ritmo bom e tudo mais; porém, falta propósito. Quando eu explicar melhor sobre os personagens e o cenário vocês vão entender.

Lembrando que eu não vou spoilar nada, então quem quer assistir pode ficar tranquilo que eu não vou estragar a experiência de ninguém.

Entenda o cenário e o conceito da história. Kubo é um menino que vive isolado com a sua mãe perto de uma aldeia costeira, e ele ganha a vida como contador de histórias. Pra isso ele usa magia através de um instrumento de corda e uns papéis que se tornam origamis vivos. Kubo também perdeu um olho logo que nasceu de maneira misteriosa e sua mãe parece ter fugido de algum lugar para proteger ele. Isso tudo é contado logo nas primeiras cenas do filme.

Mas aí dá umas treta e vem 2 mulé random atrás do moleque se dizendo tias dele. E é aki que o meu problema com esse filme começa.

Tias do Kubo
E as tias do moleque são badass pra caralho! Só no style!

Como não posso spoilar nada não vou falar sobre os personagens que Kubo encontra, mas posso falar sobre os itens que ele vai atrás e um pouco sobre o grande vilão. O filme todo tenta nos passar uma sensação de que Kubo está engajado numa aventura, buscando os tais 3 itens sinistros lá, que são a espada, a armadura e o elmo. Mas nisso o filme falha por que Kubo não tem uma real motivação para estar ali fazendo tudo aquilo. Porra ele é atacado pelas tias DO NADA e acorda num outro lugar random e tudo o q explicam pra ele é: “Você tá fudido, temos que ir logo catar os itens por que é a única maneira de proteger o seu cu que num sei quem quer comer com farofa!”.

E eu fiquei tipo: “Wtf?! Pra que isso? Não tinha um jeito melhor de fazer essa transição?”. Ah! E a mesma coisa acontece com o vilão. Primeiro o filme dá a entender que ele quer matar Kubo, depois muda o discurso e diz que quer só o outro olho dele, mas depois não, não é nada daquilo, já é outra coisa X. Mano. WTF?! SE DECIDE CARALHO!

E a impressão que isso deixa é que nem Kubo nem o vilão tem motivação suficiente pra fazer nada do que fizeram. Esse é um detalhe MUITO TÉCNICO do roteiro, eu sei. Pode ser que eu esteja sendo chato pra caralho, mas pra mim isso foi o que não deixou o filme ser um 9/10 se pá até um 10/10. Entendam que num filme (em qualquer história na verdade) você tem que se preocupar com a razão pela qual os personagens estão fazendo aquilo ali; isso é a chave que dá um sentimento de veracidade, que dá peso pra história. É você saber o quão difícil é para os personagens aquelas tais escolhas, você precisa sentir o que eles sentem. E sem motivação não dá.

Sobre o visual. Eu acho muito maneiro esse CGI que imita stop motion, sei lá eu acho legalzinho. Tem gente que não curte stop motion, mas eu acho que dá mó charme pro filme. Mas justamente pelo fato de ser CGI ele é bem mais fluido e bonito. É bem plástico os movimentos. Todos os efeitos utilizados são muito bons, de ótima qualidade e combinam muito bem com o estilo e o cenário.

Trilha sonora também é ok, não tenho o que reclamar dela. Encaixa certinho com todas as cenas e consegue passar com perfeição as sensações desejadas.

Agora se tem uma coisa que eu curti nesse filme são as lutas. ELAS SÃO FODAS! Os inimigos são maneiros, a ação é boa, a maneira como tudo acontece também é do caralho. Nisso ficou sensacional.

E o final… é jovens, o final vocês terão de ver por si mesmos. Foi uma coisa bem diferente, não esperava por aquilo. Realmente me pegou de surpresa.

Meus Amigos esse foi mais um review sincero e direto, espero que tenham gostado. Se possível deixem um comentário ou uma sugestão.

Titio ama vocês!

Deixe um comentário

