Filmes

Review #2 – A Bela e a Fera (Beauty and the Beast)

IPC: eu não fui rever o clássico antigo justamente pra não deixar que influenciasse na minha experiência (no que se refere ao impacto da nostalgia).

Direto ao ponto trata-se de um filme 8/10. Nada de sensacional, mas também nada de muito ruim. Na verdade tem muito mais pontos positivos do que negativos.

Mas antes disso, a primeira coisa que vocês tem que ter em mente é: este é um FILME INFANTIL. Simplesmente NÃO DÁ pra querer analisar ele como um filme adulto, criticando roteiro fraco e atuações escrachadas e estereotipadas. Esse é um filme de criança, que conta historinha de criança. PONTO. Não seja um pau no cu como esse monte de entendido de cinema aí e cague pela boca; capiche?! Encare a realidade como ela é e vem comigo analisar o filme.

A primeira coisa que já te impressiona logo de kra é: GRÁFICOS! Filmagem muito boa, efeitos especiais lindos e exuberantes enchem a tela de magia e emoção. Eu sou vaco velho de cinema e confesso pra vocês que esse CGI de hoje em dia, PUTA MERDA MEOS ZAMIGOS, é de cair o cu da bunda! Agora imagina uma criança vendo isso.

Acho que essa é a coisa mais importante a se fazer vendo esse filme, se imaginar sendo criança e assistindo esse clássico novamente; deixar a nostalgia invadir a sua mente e sentir mais uma vez aquela sensação gostosa de botar o VHS pra rodar na TV de tubo.

Aliás esse é um outro fator muito positivo do filme. Ele traz uma nostalgia enorme para nós que crescemos assistindo Disney. Mas ao mesmo tempo apresenta essa história pros jovens e pras crianças de maneira bem amigável. Foi uma repaginação boa. Não ficou perfeita, (NADA É PERFEITO, OK?) mas ficou um visual bonito, vivo, atrativo. Chama a atenção pra caralho, de qualquer um.

E a trilha sonora? PU TAKEOPA REL! SENSACIONAL! A equipe mandou muito bem nas músicas, tudo muito bem afinado, sincronizado, tudo nos conformes. Nesse quesito não tem uma vírgula fora da linha. Músicas 10/10. Confesso que dá uma vontade de lacrimejar hard na música da cena do baile (que é a música mais famosa). Perfect!

Agora vem a parte complicada do negócio. As partes ruins, que nem são tão ruins, mas que incomodam mais do que deveriam pessoas que não deveriam. Não entendeu? Relax, respira fundo e pega a visão.

O que o filme tem de ruim? É infantil em tudo o que faz? Na trama, nos diálogos, nas músicas, nos personagens e nos cenários? Aborda assuntos polêmicos ou complexos demais para crianças compreenderem? É violento? É tendencioso de algum modo? Tem atuações meio canastronas?

ÉééééééééÉÉÉéééééé maaaais ou menos, mais ou menos…

Veja bem. Como eu disse, num roteiro de filme infantil não tem muito o que se possa fazer além de contar uma historinha bonita, clichê, com final feliz em 4k e 3D.

Mas o filme se vira como pode pra agradar gregos e troianos EM ALGUNS ASPECTOS. Por exemplo: tem maldição de morte, tiro pelas costas, gente amarrando gente desacordada no meio do nada na neve pra morrer devorado por lobos, peste bubônica, gente sendo presa injustamente por mentira e cularguisse generalizada e etc…

Mas ao mesmo tempo não tem sangue na tela, ninguém morre de verdade (não explicitamente), ele apresenta o amor e o romance de uma maneira bem suave sem sexualizar nada e todo o resto sofre alívio cômico.

E por falar em alívio cômico, vou finalizar a análise aqui contando pra vocês uma coisa que aconteceu que eu particularmente não achei legal.

O filme nos apresenta alguns personagens claramente homossexuais. Eles não dizem explicitamente isso no filme, apenas estão lá. Seria ótimo se fosse só isso, mas por alguma razão que eu desconheço todos os personagens homossexuais são apenas alívio cômico. Ficou escrachado pra caralho a aparição deles só pra fazer graça sem acrescentar absolutamente nada de bom no filme.

Enfim. Essas foram as minhas impressões sinceras e diretas sobre este remake de um clássico da nossa infância. Espero ter ajudado vocês a decidir se vão ou não assistir o filme ou então a compreender melhor o esquema e terem uma experiência mais prazerosa.

Amo vocês! Abraço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s